segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Up – Altas Aventuras,

“A aventura está lá fora!”

Ao final da exibição, crianças animadas, idosos sorridentes e marmanjos com olhos marejados (este que vos fala incluso), todos dos 8 aos 80 satisfeitos com uma animação que não é apenas uma animação, mas uma lição de vida embrulhada para presente em “papel 3D“. Essa seria a melhor descrição que encontrei para o novo fenômeno da Pixar. Ainda não compreendi como não quebrou todos os recordes de animação, julgo ser culpa da publicidade, que não seria nunca capaz de passar toda a profundidade da história em apenas alguns minutos de trailer. Por esses e outros motivos, o filme merece não as 5 estrelas máximas, mas 6 estrelas com direito a maior honraria possível no mundo

Em Up – Altas Aventuras, Carl Fredricksen é um vendedor de balões de 78 anos que finalmente realiza o sonho de uma vida inteira partindo em uma grande aventura depois de prender milhares de balões à sua casa e voar para as florestas da América do Sul. Mas ele descobre – tarde demais – que seu pior pesadelo embarcou com ele na viagem: um menino de 8 anos, explorador da natureza, chamado Russell. Numa jornada emocionante, esses parceiros improváveis encontram uma paisagem inóspita, vilões inesperados e criaturas selvagens.

Pete Docter e Bob Peterson já são o coração dos grandes sucessos Disney/Pixar, mas agora eles conseguiram se superar. Talvez nenhuma outra história tivesse tanto sentimento, profundidade e uma verdadeira sensação de “jornada” desde a história sobre um peixinho deficiente físico que se perde e é procurado desesperadamente pelo seu pai e sua nova companheira desmemoriada. Sim, eu estou falando de Procurando Nemo. Talvez, assim como a outra animação citada, esse não seja o maior recorde de bilheteria do estúdio, mas provavelmente ficará na história e será lembrado da mesma forma daqui 10, 20 anos. Tamanho o capricho da dupla dinâmica que enviaram animadores e todo tipo de artistas para as florestas tropicais de forma a capturarem totalmente o clima necessário para recriar o “Paraíso das Cachoeiras”.

A dublagem brazuca ficou extraordinária. Ao contrário de grandes atores conhecidos que são chamados só para ofuscar o nome do filme e levar os fãs de novelas ao cinema, dessa vez fizeram um trabalho primoroso contratado apenas grandes e experientes dubladores para os papéis principais. O único nome mais famoso fora da dublagem é Chico Anysio, que na verdade já tinha nascido para a coisa, e interpreta o velho Carl com maestria. Sob direção de Garcia Jr., Chico trabalhou ao lado de Chico Neto, seu filho, que dublou o cachorro Dug. Mas, justiça seja feita, todos estavam espetaculares. Up é uma aventura tão família, que a própria filha de Pete Docter, a pequenina Elie Docter, fez a personagem homônima na sua fase infantil na dublagem original. Bob Peterson fez a voz de Dug na dublagem original, tamanho o empenho dos criadores.

A animação foi a primeira da história a abrir o Festival de Cannes e obviamente vai ser grande favorita no próximo Oscar. A película tem a diversão e simplicidade que quase qualquer criança é capaz de entender, ao mesmo tempo que toca nos adultos abordando questões da vida que atingem qualquer idade, dos papais aos vovôs. O mais importante fica por três fatores fundamentais. O primeiro é óbvio que foi o primeiro a usar o 3D como parte da história e não atração principal. O segundo é por fugir da grande indústria Hollywoodiana que tem a palavra “aventura” como algo plastificado e sem reais emoções. Nesse filme você chora, você ri e chora de novo, uma verdadeira montanha russa que nem o mais durão dos durões consegue resistir. O terceiro fica pela forma como a jornada é apresentada, que lembra muito Nemo pois a história apesar de ter um ou outro clichê Hollywoodiano, lhe fornece sempre uma nova surpresa a cada passo do caminho – seja um personagem novo, uma situação inusitada, ou mesmo uma comédia visual pouco provável. Sem spoilers, mas a voz do cachorro Alpha foi uma surpresa mais do que grata durante animação, por exemplo.

Não tem pra ninguém. Aproveite e vá assistir antes do que qualquer outro filme. Leve absolutamente todo mundo, não deixe ninguém para trás, pois é garantido que mesmo aquela galera durona que não se comove com nada e nem mesmo chorou em Marley & Eu, vai cair de joelhos aos risos e lágrimas nesse. Sucesso absoluto.

Homossexualidade

Sirlean Lima

Há anos prometo que iria escrever algo e nada, porém hoje decidi pagar minha dívida com um assunto um tanto que polêmico: homossexualidade.

Sabemos que nosso país é diversificado com todo o tipo de pessoas e gostos: bandidos, negros, brancos, ricos, pobres...

Sempre me questiono se o modo como as pessoas vivem é uma opção ou condição.

Já ouvi diversas explicações como do tipo:

- Fulano é assim porque seu pai era isso ou aquilo, porque não teve estudo...

Será?

Conheço várias pessoas que tiveram oportunidades de seguirem ótimos caminhos, porém optaram seguir para o lado escuro da vida.

Acho um tanto que engraçado as desculpas que damos para tudo...

Mas tudo bem as desculpas realmente servem para encobrirmos os erros que cometemos.

E os homossexuais? É opção ou condição.

Cada um tem seu ponto de vista, seja religioso, pessoal, filosófico, antropológico e assim por diante.

É muito estranho como tratamos pessoas homossexuais, tratamos não, as ignoramos.

Outro dia ouvi um comentário que homossexual é um ser doente, que tem um demônio.

Meu Deus que absurdo! Em pleno século XXI alguém pensar dessa forma!

Demônio é um tanto que engraçado, mas se preparem porque se continuarmos assim terá um exorcismo em massa!

É uma pena pessoas que pensam assim.

Acho super normal, homossexual é um ser como outro, pensa, tem seus direitos e deveres, mas que não são respeitados.

As pessoas devem ser felizes como acham que deve ser, pois o amor é o encontro de pessoas que se amam, entre dois, entre duas...

Bom mesmo é ser feliz.

Falamos tanto em modernidade e não engolimos que a homossexualidade que faz parte do nosso dia-a-dia, da nossa vida, do nosso lar...

As pessoas nascem homossexuais, não viram como se costuma dizer, apenas a sociedade os fazem reprimir e ser o que querem que seja, se enganar do que realmente sentem.

Ninguém surta e diz:

- De hoje em diante serei homossexual.

Será que assim?

Ser homossexual não é doença nem demônio!

Ou será que quando nascemos Deus nos dá um demônio de presente?

Fala-se tanto de amor ao próximo...

Mas isso não vale para os homossexuais?

Os homossexuais não são nosso próximo?

O importante é ser feliz...

Devemos deixar as diferenças de lado e aceitar...

Por que o que se leva dessa vida é o amor,

O amor ao próximo.

Então, vamos nos amar...

Por Sirlean Lima

sirlean.lima@gmail.com

sábado, 10 de outubro de 2009

Santo foi alvo de vândalos

Sempre levo minha filha para brincar na praça “Padre Cícero” no bairro Santa Rosa, e como é gratificante ter uma área de lazer espaçosa e o que é principal, com opções para brincar. Eu na qualidade de pai procuro sempre orientar minha filha nas questões de cidadania, educação ambiental e sempre atento as mudanças. Não que eu seja perfeito, mas quero dela no mínimo respeito e carinho; Sim! Esses são os requisitos básicos que um pai pode passar para seu filho e crescer sendo um homem de caráter e acima de tudo demonstre “educação”.

Outro dia, com minha filha nesta mesma praça brincando e correndo, ela vem em minha direção e me pergunta!


_ Papai; Por que aquele homem lá em cima não tem cabeça e mão? Foi as pessoas que fizeram aquilo? Por quê? – (ela tem cinco anos).


Eu refleti sobre a sua pergunta e naquele momento verifiquei que parte do que tento ensinar minha filha, ela na prática vivencia o contrário.


Não culpo ao “meliante” ou grupos de vândalos que praticaram aquele ato, e sim aos seus pais que não deram o mínimo de educação ou demonstraram exemplo aos seus filhos, não orientaram quanto às leis de Deus não importando sua crença e principalmente orientá-los aos mandamentos de uma boa conduta para saber viver em sociedade e harmonia.


Ter filhos não é só fazê-los, é muito mais, é dar educação, é ser família, é demonstrar respeito, ser responsável para que não cresça essas pessoas sem coração e dignidade.


O respeito ao patrimônio público, principalmente religioso, a cultura de um povo ou nação é um tesouro inesgotável, algo digno de respeito. O seu alvo de humilhação é sem dúvida um afronta a essas pessoas seguidoras dessa crença que caracteriza a existência de uma sociedade. Independente dela qual for.


Escutei várias pessoas criticando aquela atitude, portanto não foi só aquela escultura que sofreu, mas sim um povo que tem raízes nessa terra.


Dedico este artigo aquelas “pessoas”, se é assim que podemos chamar responsáveis por este ato impensável e fazer uma sociedade passar por esta humilhação.


Prof. Claudius Masiero

Aprendendo com as “pipas”

A escola municipal Sagrado Coração de Jesus pelo VI ano consecutivo finaliza mais um projeto, o “CIPAS”- Concurso Interno de Pipas, e a escola estadual “Wilson de Almeida” também adotou o mesmo projeto pelo segundo ano, onde o sucesso tanto pedagógico como de interação, superou as metas e atingiu os objetivos educacionais.

O eixo principal de todas as atividades é a “Pipa”, portanto todas as atividades que o aluno estiver vivenciando durante o projeto devem estar referenciando a Pipa para ativar e intensificar o seu interesse para a construção do seu conhecimento e tornando sua aula mais atrativa e prazerosa.

No projeto a inclusão digital no Laboratório Pedagógico de Informática propicia uma enorme gama de opções e cria novas situações de aprendizagens, desde como conhecer o computador até trabalhar alguns programas que são previstos de acordo com a faixa etária.

As disciplinas são trabalhadas de forma interdisciplinar valorizando atitudes e o conhecimento natural do aluno. Os conteúdos programados pedagogicamente são abordados de forma interativa e conquistando o aluno a sentir prazer em realizar suas tarefas.

A intradisciplinaridade que é incorporada no projeto traz novas parcerias, novas idéias e busca na construção do saber diversidades inovadoras, principalmente com a comunicação eletrônica (internet).

O professor, por exemplo, de matemática, estará trabalhando vários conteúdos como: cálculo de área, perímetro, ângulos, figuras geométrica plana e espacial, polígonos, medidas de comprimento em ciências pode estar estudando o vento, os fenômenos da natureza, aerodinâmica em história a sua origem, em artes sua questão folclórica, costumes e muito mais. Existe uma gama de conteúdos que podem ser adaptados ao eixo da “Pipa”, com certeza os alunos estarão motivados para a aprendizagem.

Para o encerramento do projeto os alunos podem fazer seus projetos de Pipa no computador ou na forma tradicional, em desenhos e, consecutivamente estarem confeccionando suas Pipas em duplas como preferirem, contando com a participação de alguém da família para ajudar na confecção.

Após as Pipas prontas e com um dia propício (com vento), realiza-se o concurso de Pipas, onde os alunos estarão soltando-as para serem avaliadas. No concurso os itens de avaliação são: a mais criativa, a que maior altura atingir o espírito de solidariedade de grupo, a mais original ao projeto e a persistência do aluno em suas atividades e soltura.


Prof. Claudius Masiero



Horta escolar: realidade na ‘Wilson de Almeida’

Com direito a uma alimentação saudável e adequada que propicie as condições necessárias ao desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, a promoção de atividades para melhoria das condições ambientais e a conscientização sobre o tema água, compostagem, agricultura orgânica e outros temas afins. A Escola “Wilson de Almeida” vem desenvolvendo o projeto da Horta Escolar aprovada pela SDUC (Secretaria Estadual de Educação), superintendência de Merenda Escolar que atendeu a solicitação da escola e entendendo que o projeto tem a fortalecer com estratégias metodológicas, materiais didáticos e capacitação dos docentes, discentes, além da equipe de apoio sobre conteúdos de educação ambiental, alimentar e nutricional, tomando como eixo articulador das atividades a horta escolar e a relação desta com a participação comunitária.

Atendendo ao pedido da diretora Margarete e equipe de coordenação da escola para a elaboração e acompanhamento na execução do projeto, os professores Claudius Masiero (Educação Física) e Ronivon A. de Jesus (História), tomaram a frente e colocaram em prática, hoje a horta atende parte das necessidades da cozinha e favorece meios para melhoria da qualidade da educação da escola.

Custeio de materiais diversos R$ 1.975,00 (ano letivo 2009).


Prof. Claudius Masiero

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Comentários

Recebi dois novos comentários, infelizmente, anônimos. Mas, como não ataca ninguém, resolvi publicá-lo.

Anônimo escreveu:

É uma pena que perdemos o Promotor para Tangará da Serra.

(Comentário postado no dia 04 de outubro de 2009)

Anônimo escreveu:

Arizão, meus pesamos por vc assumir essa prefeitura, fizeram de cabide de emprego para cumprir promessas políticas, claro, qual prefeitura vai agüentar. Só tenho pena de vc, um político exemplar se sujar pelos outros, pois vc esta levando a fama de ser o causador das demissões, mas o povo tem que ver que se vc não fizer isso a prefeitura terá que decretar falência, daqui uns dias ate concursados poderão ir p o olho da rua se continuasse a teta de muitos. Parabéns Ari, muitos estão com raiva de vc, mas tenha certeza que pessoas que gostam da cidade, que tem um pouco de neurônio p refletir, irá entender sua situação.Sua coragem e imparcialidade me faz admirá-la.

Conte Comigo. Seja vc e siga sua intuição, vc é admirado por isso.Esqueça Peba e Zé, agora é vc e mais ninguém.

(Comentário postado no dia 02 de outubro de 2009)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Comentários dos Internautas publicados no site www.rdnews.com.br

Ao acessar o site www.rdnews.com.br, li a matéria sobre a cassação do ex-prefeito Francisco de Medeiros, bem como os comentários dos internautas sobre essa situação. Como algumas pessoas não acessam esse site, resolvi publicar aqui os comentários postados. Qualquer dúvida, é só conferir no endereço citado.

Nome: Viviane

Postado em: 02/10/2009 10:08:41

Cidade:Barra

Estado:MT

Comentário:

É uma pena que o Arizão não passe de um empregado do Dr. Francisco. quem viu a gravação de compra de votos fica indignado por esse homem estar no cargo. Nova Olimpia merece novas eleições já!


Nome: José Carlos da Silva Lima

Postado em: 02/10/2009 10:44:13

Cidade:poxoréu-MT

Estado:MT

Comentário:

É impressionante como a JUSTIÇA Eleitoral funciona em todo os lugares,menos em Poxoréu.O caso de Nova Olimpia é semelhante ao caso de poxoréu e por aqui os que infringiram a legislação ficam é com chacota da justiça eleitoral de nosso estado,dizendo que o TRE é balcão de negócios e que a permanencia do atual Prefeito no cargo custou altas cifras para o PMDB local.Até quando a impunidade vai prevalecer neste estado??? Campanha eleitoral em Poxoréu tem que ser feita não na condição de conquista de votos,mas sim na compra escancarada de votos como aconteceu nas últimas duas eleições para o pleito de Prefeito!! Nova Olimpia é um bom exemplo de que ainda resta uma esperança contra aqueles que infringem a legislação e maculam a DEMOCRACIA!!!


Nome: Carlos Andre de Almeida

Postado em: 02/10/2009 10:56:51

E-Mail: andreptu@hotmail.com

Cidade:Nova Olimpia - MT

Estado:mt

Comentário:

Realmente. É lastimável que Nova Olímpia viva esse imboglio político. A cidade não merece essa situação.
O melhor de tudo isso é que os dois caciques políticos, que fazem da cidade uma extensão da briga pessoal não vão participar de uma possível eleição.
Tá na hora de Nova Olímpia se libertar desses dois coronéis da politicagem.


Nome: Anderson Lima

Postado em: 02/10/2009 11:00:20

E-Mail: ariel_tga_123@hotmail.com

Cidade:Nova Olimpia - MT

Estado:MT

Comentário:

Nova Olímpia precisa dar um basta aos políticos Francisco e Zé Elpídio, e a hora é esta.
A cidade sofre com eles se degladiando numa briga pessoal.
O TRE precisa fazer justiça e marcar nova eleição para que novas lideranças apareçam na cidade.
Chega.


Nome: Anderson Lima

Postado em: 02/10/2009 11:04:57

E-Mail: andreptu@hotmail.com

Cidade:Nova Olimpia - MT

Estado:MT

Comentário:

Que o povo de Nova Olímpia tome como lição essa situação que está acontecendo.
Em todas as eleições, o que se vê na cidade é a compra de votos.
Tem gente que não dorme nas noites, esperando candidato A ou B passar e dar o agrado. É carro passando rua por rua distribuindo dinheiro, cesta-básica e assim por diante.
O povo deve criar vergonha e se respeitar mais. O voto não tem preço. Tem conseqüência.

Nova prova do Enem será em novembro

O Ministério da Educação (MEC) decidiu que a aplicação da nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada em novembro.
Segundo o ministro Fernando Haddad, serão levadas em consideração as datas de realização de outros vestibulares, para que não haja coincidência de datas, o que impossibilitaria a participação dos estudantes em mais de um processo seletivo.

Algumas universidades federais usarão o resultado do Enem como primeira fase do processo seletivo, aplicando em seguida uma segunda etapa. Como o resultado do exame também será adiado em função do cancelamento da prova, é possível que haja atraso no ingresso. Mas, de acordo com Haddad, havia uma folga no calendário e será possível ajustar essas datas.

O ministro disse que as provas que vazaram “viraram um simulado”. E é possível que elas sejam disponibilizadas para os estudantes testem seus conhecimentos antes da nova aplicação do exame.

“Felizmente isso ocorreu antes da prova ser aplicada, senão nós teríamos que cancelar a prova, e o prejuízo seria muito maior”, afirmou Haddad. A prova seria realizada sábado (3) e domingo (4) próximos.

De acordo com o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, o ponto mais sensível a fraudes é a distribuição. As provas já estavam sendo distribuídas para algumas localidades, especialmente na Região Norte. (Assessoria)

Câmara aprova projeto que antecipa feriados para as segundas-feiras

A antecipação da maioria dos feriados que ocorrerem no meio da semana para as segundas-feiras poderá ser transformada em lei. Projeto nesse sentido foi aprovado em caráter conclusivo na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ). A matéria será apreciada agora pelo Senado e se aprovada vai à sanção presidencial.

O projeto estabelece que os feriados que caírem entre as terças e sextas-feiras serão comemorados por antecipação nas segundas-feiras, exceto os dias 1º de janeiro (Confraternização Universal), Carnaval, Sexta-Feira Santa, 7 de setembro (Independência) e 25 de dezembro (Natal). A proposta também prevê que havendo mais de um feriado na mesma semana, o segundo passará para a semana seguinte.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Nova Olímpia terá candidato a deputado Estadual

Nas próximas eleições estaduais, a maior novidade na região será o lançamento de uma candidatura a deputado estadual em Nova Olímpia. A definição ocorreu na noite de quarta-feira, 30.
Já está acertado o nome, e trata-se de uma pessoa muito conhecida na cidade e com uma popularidade em alta, graças a sua profissão. Cabe frisar que ela nunca ocupou cargo público em Nova Olímpia.
Por enquanto, o nome desta liderança não será revelado, nem tampouco o partido pelo qual vai concorrer. O que pode-se dizer é que já possui apoio de importantes políticos de Cuiabá e em Nova Olímpia, a partir do lançamento oficial do seu nome, várias adesões devem ocorrer.
Segundo ela, a perspectiva é alcançar pelo menos 6 mil votos em Nova Olímpia e a mesma quantia na região, o que garantiria, dependendo da coligação, uma cadeira cativa na Assembléia Legislativa. “Na eleição anterior, por exemplo, houve deputado eleito com pouco mais de 11 mil votos, logo, com a nossa projeção acreditamos que poderemos ganhar uma vaga e fazer história na Assembléia”, disse.
Conforme ela, a partir de agora, começam as conversações com lideranças políticas como vereadores, ex-prefeitos, líderes de entidades e comunidade. “Nesse período pré-eleitoral, o trabalho será de fortalecimento de nossa candidatura”, citou.

Arizão assume novamente prefeitura

Em sessão solene realizada na manhã de quarta-feira, 30, o presidente da Câmara Municipal de Nova Olímpia, Ari Cândido Batista (PPS), assumiu a prefeitura de Nova Olímpia em lugar do prefeito Francisco Soares de Medeiros, cassado na última segunda-feira sob acusação de compra de votos.

Com Ari na prefeitura muda a mesa diretora da Câmara e a composição do plenário. O vice-presidente do Legislativo, José Benício deveria subir à presidência. Porém, ele se encontra afastado por motivos particulares e a vereadora Marina fica na presidência, passando Joel Piauí para vice e o vereador Anselmo ocupará a primeira secretaria.

No plenário, no lugar de Florisvaldo, entra o suplente José Lourenço de Carvalho, uma vez que a primeira suplente Ana Leda, já se encontra na vaga de Benício. E na vaga de Arizão, entra o suplente Geraldão.