sábado, 10 de outubro de 2009

Aprendendo com as “pipas”

A escola municipal Sagrado Coração de Jesus pelo VI ano consecutivo finaliza mais um projeto, o “CIPAS”- Concurso Interno de Pipas, e a escola estadual “Wilson de Almeida” também adotou o mesmo projeto pelo segundo ano, onde o sucesso tanto pedagógico como de interação, superou as metas e atingiu os objetivos educacionais.

O eixo principal de todas as atividades é a “Pipa”, portanto todas as atividades que o aluno estiver vivenciando durante o projeto devem estar referenciando a Pipa para ativar e intensificar o seu interesse para a construção do seu conhecimento e tornando sua aula mais atrativa e prazerosa.

No projeto a inclusão digital no Laboratório Pedagógico de Informática propicia uma enorme gama de opções e cria novas situações de aprendizagens, desde como conhecer o computador até trabalhar alguns programas que são previstos de acordo com a faixa etária.

As disciplinas são trabalhadas de forma interdisciplinar valorizando atitudes e o conhecimento natural do aluno. Os conteúdos programados pedagogicamente são abordados de forma interativa e conquistando o aluno a sentir prazer em realizar suas tarefas.

A intradisciplinaridade que é incorporada no projeto traz novas parcerias, novas idéias e busca na construção do saber diversidades inovadoras, principalmente com a comunicação eletrônica (internet).

O professor, por exemplo, de matemática, estará trabalhando vários conteúdos como: cálculo de área, perímetro, ângulos, figuras geométrica plana e espacial, polígonos, medidas de comprimento em ciências pode estar estudando o vento, os fenômenos da natureza, aerodinâmica em história a sua origem, em artes sua questão folclórica, costumes e muito mais. Existe uma gama de conteúdos que podem ser adaptados ao eixo da “Pipa”, com certeza os alunos estarão motivados para a aprendizagem.

Para o encerramento do projeto os alunos podem fazer seus projetos de Pipa no computador ou na forma tradicional, em desenhos e, consecutivamente estarem confeccionando suas Pipas em duplas como preferirem, contando com a participação de alguém da família para ajudar na confecção.

Após as Pipas prontas e com um dia propício (com vento), realiza-se o concurso de Pipas, onde os alunos estarão soltando-as para serem avaliadas. No concurso os itens de avaliação são: a mais criativa, a que maior altura atingir o espírito de solidariedade de grupo, a mais original ao projeto e a persistência do aluno em suas atividades e soltura.


Prof. Claudius Masiero



Nenhum comentário:

Postar um comentário