sexta-feira, 18 de setembro de 2009

FEIRA DO CONHECIMENTO É MAIS QUE CONHECIMENTO

A concepção elevada e exigente do papel do professor e da professora, é uma constante preocupação em compartilhar e colaborar com o olhar crítico sobre o próprio trabalho e sobre o dos outros, uma aceitação do olhar dos outros sobre seu próprio ensino e um comprometimento na mudança das práticas. Acertar desafios é comprometer-se com a formação contínua-(professor e aluno) mesmo que o texto da estabilidade de equipe seja sempre relativo.

Educação é procura de conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Somos sabedores disso há muito tempo. E também, sabemos que, ensinar e aprender é criar possibilidades para que o aluno chegue sozinho às fontes de conhecimento que estão à sua disposição na sociedade. A vida de hoje é caracterizada por um verdadeiro bombardeio de informações. Para todo lado que olhamos, nos deparamos com algumas dessas “bombas” prontas para explodir: TV, rádio, cinema, jornais, revistas, cartazes, livros, folhetos, Internet, CD-ROM.... Essas “bombas” podem, também, estar armazenadas em “arsenais” específicos: livrarias, bibliotecas, museus, centros culturais, circos,zoológicos, supermercados, shopping centers, a própria escola e infinitos mais... Tudo isso cria um verdadeiro labirinto onde é muito fácil alguém se perder, a menos que tenha um bom fio para se orientar. E esta é mesmo a palavra-chave: orientação. Se o professor abrir mão de seu papel fundamental de orientador da aprendizagem de seus alunos, estará se responsabilizando pelo que vier a acontecer com eles ao tentarem atravessar esse labirinto, que na verdade é um grande campo minado. Então ensinar a aprender, não é apenas mostrar caminhos, mas acima de tudo, orientar o aluno para que desenvolva um olhar crítico que lhe permita desviar-se das “bombas” e reconhecer, em meio ao labirinto, as trilhas que conduzem às verdadeiras fontes de informação e conhecimento, (re)criando concretamente o que aprendeu através do que leui, viu e ouviu, a fim de realizar seu trabalho..


A Escola Estadual “Wilson de Almeida” no último dia 10 apresentou à nossa sociedade a 3ª. FEIRA DO CONHECIMENTO, mostrando o que existe na escola: a vontade de acompanhar as transformações que estão se processando na escola e do lado de fora da sala de aula e que todos os meios e multimeios oferecidos pelas novas tecnologias também devem ser usados para tornar o aprendizado mais atraente, mais atualizado, mais vivo, mais participativo, mais criativo e mais coletivo. É o que a escola apresentou em termos de aluno-pesquisador X professor orientador.

Parabéns por este evento, parabéns a todos da equipe, que trabalham multi. trans e interdisciplinados: direção, coordenação, professores, alunos, funcionários administrativos e de apoio. Pais, eis aí a produção de seus filhos; professores, eis aí o resultado de vosso trabalho, de vossa orientação. Por isso, Feira do conhecimento, se torna cada vez mais a busca do além do conhecimento... Afinal, escola somos todos nós.




(Profª. Dulce - em função na Assessoria Pedagógica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário