sexta-feira, 3 de abril de 2009

Escola Sagrado x Dengue


Sabemos que o Aedes aegypit transmite o dengue e que também pode transmitir a febre amarela urbana, um arbovírus que se adapta muito bem em regiões tropicais.

Uma das grandes preocupações dos profissionais da saúde pública e da comunidade científica é que a falta de consenso entre autoridades e população esse mosquito apresenta-se em epidemia nos centro urbano do país, entre estas epidemias surja à reincidência da febre amarela urbana, com a infestação do Aedes aegypit.


Vemos então a necessidade de tornarmos um verdadeiro agente que leva conhecimentos às comunidades através da educação em saúde.

A escola Sagrado Coração de Jesus vem desempenhando esse papel brilhantemente com a continuidade do projeto Dengue: Combate todo dia. Os professores incansavelmente orientam seus educando para conhecer o mosquito, suas larvas, a pulpa, seu ambiente, sua história, como evitá-lo e combatê-lo, os sintomas da doença, o tratamento, a conscientização com os vizinhos, a limpeza da escola e ao seu redor, a importância de ser um agente de saúde e acima de tudo estar conciliando os vários conteúdos com o tema principal “dengue”.

Nesta última quinzena os agentes de saúde do departamento de vigilância sanitária através de pedido da escola, estiveram trabalhando em forma de palestra e mostrando as larvas do mosquito pelo microscópio, tornando aulas mais atrativas e interessantes.

Neste último dia 27 de março, todos os alunos da escola estiveram fazendo a coleta de lixos ao redor da própria escola e ruas circunvizinhas fazendo um trabalho preventivo e educativo.
Cumprindo com o calendário do projeto, dia 24 de abril a escola estará organizando uma grande caminhada com o tema “Dengue: Combate todo dia”, com saída da praça Sr. Luiz Cavalcante a partir das 7: 30 horas e convidando toda a sociedade novaolimpiense a estar participando, levando assim a informação, na tentativa de através da união combater e erradicar esse mosquito, livrando a população desse temor.
Prof. Claudius Masiero










Um comentário:

  1. Bem sempre ouvi as pessoas do nosso município reclamando sobre a Dengue, e como de praxe jogam a culpe em cima do prefeito. Ta certo que nossos representantes tem lá sua parcela de culpa nisso, pois estão lá para resolverem estes tipos de situação que todos os municípios sofrem, Nova Olímpia não é diferente.....Nesses últimos dias essa epidemia de Dengue vem crescendo cada dia mais. Mais na minha opinião não devemos só ficar culpando as autoridades e sim nos unirmos e começarmos a fazer a nossa parte, como limpar o próprio quintal, Não deixe jogados objetos que acumulem água, como copos plásticos, tampinhas de refrigerante, banheiras velhas e pneus, impedindo assim que o mosquito ponha seus ovos e se desenvolva;
    Garrafas vazias devem ficar de cabeça para baixo;
    Caixas d’água, tambores e cisternas devem ficar bem fechados sem frestas, para impedir a entrada do mosquito; Mantenha o lixo tampado e seco;
    Mantenha limpas as calhas, lajes e piscinas; Não deixe a água se acumular em vasos e jarros de flores. Uma boa dica é colocar areia no prato do vaso; Evite plantas que acumulem água, como gravatás, babosa e espada de São Jorge; Elimine a água acumulada em plantas como bambus, bananeiras e bromélias; isso já seria uma grande ajuda ao combate do mosquito.. Se cada um de nós fizermos isso em nossas casas concerteza eliminaremos de uma vez por toda esse Aedes aegypti de nosso município.
    Portanto amigos de Nova Olímpia deixemos essas briguinhas políticas de lado e vamos nos unir contra esse mal que nos assolam.......

    ResponderExcluir