domingo, 21 de novembro de 2010

AULA III - AUTOCONHECIMENTO

CURSO - AUXILIAR ADMINISTRATIVO (SENAC)

ESQUEMA AULA 03

AUTOCONHECIMENTO

Se eu me magôo e passo a odiar quem foi insensível comigo, esse problema é MEU, não do outro. O outro apenas não correspondeu às minhas expectativas, não deu o colo que eu achava que merecia, não foi o amigo que eu queria que tivesse sido. Ele foi ELE. EU é que queria que ele tivesse agido diferente. Então EU sou o responsável pelo que sinto.”

(Léa Waider)

O autoconhecimento conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo.

Tenha controle sobre suas emoções (positivas ou não).

CONTROLE EMOCIONAL (autoconhecimento)

Evita:

- sentimentos de baixa auto-estima,

- inquietude

- frustração

- ansiedade

- instabilidade emocional

Proporciona

resoluções produtivas e conscientes acerca de seus diversos problemas

Diferencial para que cada um consiga ter controle sob suas emoções é o autoconhecimento.

FUNDAMENTAL para desenvolver:

- amor por si mesmo e fortalecer a auto-estima.

CONHECIMENTO INTERIOR / EXTERIOR

- cuidar da pele

- mudar o corte do cabelo

- comprar roupas

- eliminar alguns quilinhos

Mas o caminho deve ser o inverso, de dentro para fora.

Auto-estima baixa quando desenvolve características como:

- insegurança

- inadequação

- perfeccionismo

- dúvidas constantes

- incerteza do que se é,

- sentimento incapacidade,

não se permitindo errar e com muita necessidade de agradar, ser aprovado, reconhecido pelo que faz e nem sempre pelo que é.

AUTOCONFIANÇA

é saber que cada um de nós tem um núcleo de força interior que nos permite enfrentar situações difíceis e nos torna aptos a viver.

AUTOCONFIANÇA - tomar posse de si mesmo, independentemente de nossas qualidades ou defeitos

- tomar consciência de nossa singularidade, de nossa individualidade, do nosso querer, da nossa vida.

Autoconfiança se desenvolve a partir do nosso crescimento. Cada um de nós tem o seu próprio poder em desenvolver nossos talentos, nossa potencialidade, além de nos fazer felizes, nos mostra a capacidade humana de superação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário