terça-feira, 31 de março de 2009

DESAPARECIDO


ANTONIO MESSIAS BORGES,
desapareceu no dia 22/03/09 da Clínica “Ninho da Águia” onde estava internado fazendo tratamento. É de Nova Olímpia-MT e não conhece Cuiabá.
Quem tiver qualquer informação, entrar em contato com a Clinica no telefone: 65 - 3653-2868, falar com Felipe ou Márcia.

3ª Via começa tomar forma visando possível eleição municipal em Nova Olímpia


Enquanto o PT, PR, DEM e PMDB, principais Partidos Políticos de Nova Olímpia parecem não se movimentar visando a possível eleição que poderá ocorrer na cidade, uma nova via está se formando com o intuito de lançar candidatura almejando a prefeitura municipal.
O Movimento Terceira Via, como está sendo chamado tem como idealizadores empresários, líderes políticos, comunitários e religiosos e quer ser desvinculado a nomes como de Francisco Soares de Medeiros, prefeito eleito, porém cassado por corrupção e José Elpídio de Moraes Cavalcante, ex-prefeito e com direitos políticos cassados, ambos, tidos como precursores da instabilidade política de Nova Olímpia.
Segundo um dos membros do movimento, reuniões estão acontecendo com lideranças e pessoas comuns e a aceitação é a melhor possível. “Percebemos que a nossa sociedade já está cansada de uma briga pessoal entre Francisco e Zé Elpídio. Essa briga está fazendo nossa cidade sofrer prejuízos incalculáveis”, disse essa liderança, destacando que neste ano de 2009, Nova Olímpia está parada. “É o ostracismo político-administrativo que se apoderou da nossa cidade”, completou.
Sobre a situação política atual, essa liderança comentou que a indefinição do Tribunal Regional Eleitoral em dar um resultado ao processo de cassação de Francisco de Medeiros, está deixando Nova Olímpia estagnada, sem rumos. Ela aposta na negativa do provimento ao recurso e acredita numa nova eleição. “Em, todo o Brasil, a Justiça Eleitoral tem votado na moralização do processo político, e aqui em Nova Olímpia, acreditamos que não será diferente”, disse.
Para ela, o momento é de aparecer novos nomes. Alguém que possa aglutinar forças de várias vertentes e ideologias.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Comentário de Gilmar Gonçalves sobre o artigo "Maquiavelismo e a Política local"

Nobre Colega
Em que pese o meu respeito a sua coragem e a luta destemida por dias melhores na urbe em que reside, principalmente no que tange as raízes da educação, atividade laborativa que exerce por vocação, tomo para mim, a exemplo de algumas ilustrações um pensamento externado pelo também colega admirável pelo seu legado de vida e imprescindivel vocação para trazer a baila as informações que contribuem para as discussões sempre muitos profícuas neste espaços democrático que ora se abre.
"Etica, nada mais é do aquilo que deixamos de fazer aos outros que nao gostariamos que fizessem a nós", parafraseando o editor deste blog com essa máxima, vislumbramos que os caminhos pelos quais passam em dias modernos o modo em que se opera a politica local, distanciamos muito daquilo que o grande pensador Maquiavel muito bem nos ensina na sua melhor obra "O Principe".
Destarte as condições em tempos pretéritos que mesmo frustado por nao desenvolver as suas idéias no governo ao qual Maquiavel fora chamado, ele deixou praticamente um manual do projeto de poder muito bem aplicado em tempos atuais.
A segregação que se apresenta no pleito local, oculta qualquer visão por mais privilegiada que seja, por uma análise sintética de forma criteriosa e imparcial, posto que as condições ofertadas de escolha resumidamente uma acaba empurrando para outra.
A famigerada democracia, e alguém bem antes de mim já disse isso que é o pior sistema de governo, com excessão de todos os outros, traz em seu bojo uma estrutura marxista, mas que na prática, muito se parece com um estado totalitário, com propriamente um governo monárquico, onde o que impera é a vontade soberana da rainha aliada pelo seu súdito maior.
Sonhar não custa nada, pelo menos por enquanto, mas necessário é a decida da rampa dos discursos que tudo que se viveu até o momento está errado, sem imaginar porém que mesmo contra a vontade própria, so frutos podem cair em nossas cabeças, e quando isso acontece, inevitavelmente vem a pergunta? E agora o que fazer? As pedras atiradas, ainda que ao nosso alcance, estão dispensadas da construção de novos paradigmas, quer seja por submissão aos entes maiores, quer seja pela própria arrogância, que em muitas vezes é peculiar a condição humana.
Por fim vale dizer que ainda que as previsões indiquem chuvas e trovoadas, e necessário acreditar e principalmente passar a condição de atores para que o resultado da vontade soberana do povo, não seja nem pela virtude e nem pela fortuna.
Que os vínculos, os pêndulos e os apendices, se afrouxem desta vez, afim que somente assim poderemos exprimir aquilo que realmente esteja concatenado com os verdadeiros princípios humanos e cristãos, independentemente de seus credos e convicções políticas ou filosóficas.

quinta-feira, 26 de março de 2009

DESAPARECIDO

Jacinto Ramon Aguila Gonzalez, saiu de casa aproximadamente às 15:h00 do dia 17 / 03 / 2009 (terça-feira) com destino à Fazenda "Andaluz" que fica ao lado da fazenda "Pé da Serra", no município de Nova Olímpia.

Ele conduzia uma caminhonete HILLUX, cor prata, placas KAP 1477.

Qualquer informação, ligar para 190 ou 6533611262.

Comentário de Ricardo Ferreira sobre a Violência Urbana

O Que é a Violência Urbana?
Violência urbana é a expressão que designa o fenômeno social de comportamento deliberadamente transgressor e agressivo ocorrido em função do convívio urbano. A violência urbana tem algumas qualidades que a diferencia de outros tipos de violência; e se desencadeia em conseqüência das condições de vida e do convívio no espaço urbano.
Sua manifestação mais evidente é o alto índice de criminalidade; e a mais constante é a infração dos códigos elementares de conduta civilizada. A violência urbana é determinada por valores sociais, culturais, econômicos, políticos e morais de uma sociedade. No entanto, ela incorpora modelos copiados dos países de maior influência na esfera internacional.
As populações de países subdesenvolvidos, por exemplo, aprendem e reproduzem, com pequenas modificações, procedimentos violentos originários de expressões artísticas que têm o desrespeito e a violência como tema principal ou instrumento de ação, (filmes, novelas, mini-séries etc.).
As manifestações mais extremadas da violência urbana ocorrem em sociedades nas quais há uma tradição cultural de violência e acentuada divisões étnicas, sociais e econômicas. Uma das causas do crescimento da violência urbana no Brasil é a aceitação social da ruptura constante das normas jurídicas e o desrespeito à noção de cidadania.
A sociedade admite passivamente tanto a violência dos agentes do estado contra as pessoas mais pobres quanto o descompromisso do indivíduo com as regras de convívio. Ficam impunes o uso da tortura pela polícia como método de investigação; a ocupação de espaços públicos por camelôs e donos de carros; as infrações de trânsito; a incompetência administrativa; a imperícia profissional; a negligência causadora de acidentes e o desrespeito ao consumidor.
Por isso eu sempre digo, se quisermos acabar com essa violência temos que começar a agir, não vamos ficar só dependendo dos politicos que só se preocupam com isso a cada quatro anos. Se cada um de nós nos unirmos e começar a cobrar as autoridades concerteza nos ouviram!!!

PASTORAL FAMILIAR



ABORTO

Nesta semana os nossos noticiários, trouxeram para o Brasil, e inclusive com repercussão para o mundo, o caso da menina de nove anos em Pernambuco, estuprada muitas vezes, por seu padrasto, um jovem de 23 anos. Ela engravidou de dois gêmeos, que foram assassinados em seu ventre com a execução de seu aborto por médicos em um hospital.


A mídia deu mais importância no fato do bispo ter excomungado os médicos do que nos dois crimes anteriores o do estupro e o do aborto.

O assunto da excomunhão é bem antigo e faz parte do código do direito canônico desde 1983 Canôn 1398, portanto não deveria ser surpresa para ninguém, pois o arcebispo simplesmente deu ciência desta norma aos católicos, na realidade quem se excomunga são os próprios executantes do ato em si pois pecam contra o mandamento de Deus que diz “ Não matarás”.

Meus caros leitores, o catecismo da Igreja Católica diz que - “o estupro designa a penetração a força, com violência, na intimidade sexual de uma pessoa. Fere a justiça e a caridade. O estupro lesa profundamente o direito de cada um ao respeito, à liberdade, à integridade física e moral. Provoca um dano grave que pode marcar a vítima por toda a vida. É sempre um ato intrinsecamente mau. Mais grave ainda é o estupro cometido pelos pais ou educadores contra as crianças que lhes são confiadas”

Por que hoje ouvimos tantos casos de estupros???? A resposta é muito simples- fizemos do sexo um deus, acreditamos que o sexo, o prazer sexual é uma forma de prazer desmedida e que é livre e sem nenhum compromisso.

Nos esquecemos que o sexo é um prazer, um prêmio dado ao homem e a mulher em seu sentido unitivo e procriador e que demanda um compromisso de amor, que é conseguido através do matrimônio.

Quando não assim agimos, o sexo é perigoso, destruidor, causador de brigas e separações, gestações indesejadas, divórcios, estupros, doenças venéreas e outros males.

Dizer para se manter casto, ou fazer sexo somente no casamento, é remar contra a maré, porém esta é o conselho que a Igreja nos manda fazer, e considera como pecado grave.

Como vemos em I Coríntios, 6,18 “Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o próprio corpo”

Nossa juventude recebe informações de como fazer sexo seguro, na escola, nas campanhas do ministério da saúde enfim em todos os meios de informações, e em sua cabeça, sempre se firma o conceito de que o sexo é livre bom,desde que seja seguro.....

O Santo padre o Papa Bendo XVI, nestes dias na África afirmou que o uso do preservativo, não resolve o problema da AIDS naquele continente e o que vimos foi uma enxurrada de críticas, porém tanto lá como aqui a situação é a mesma, o sexo tem que ser seguro com a pessoa amada, tem que ser fiel com a pessoa amada, tem que ser carinhoso e completo com a pessoa amada COM AQUELA PESSOA QUE REALMENTE TEMOS COMPROMISSO DE AMOR DE FIDELIDADE E DE PARTILHA.

Sexo sem compromisso, sexo por prazer, sexo sem amor vai gerar cada vez mais, gravidez indesejadas, doenças, estupros.

-----------O------------0-------------0-------------

Você casal que tem necessidade ou que está querendo conhecer mais sobre os temas relacionados com a família, bem como se quiser fazer parte da Pastoral Familiar procure- nos na Igreja Nossa Senhora Aparecida, ou nas comunidades que estaremos a disposição.

Telefone da Secretaria da Paróquia- 3332 1808- Sr. Nivaldo / Pe José Maria
Telefone coordenador Pastoral familiar- 8403 5807 - Sr. Candido

Programa da Pastoral familiar
Radio Cultura de Nova Olímpia
Todas as terças feiras às 17:30 horas

Maquiavelismo e a Política local

Em outro artigo certa vez já referenciei sobre o grande pensador Nicolau Maquiavel (1469-1527), que foi o primeiro pensador a elaborar uma teoria sobre o estado moderno, criando, desta forma bases da disciplina autônoma, ou seja, separada da moral e da religião.

Ao refletir sobre a nossa realidade podemos ver o porquê muitos conduz o fazer político sem nenhuma ética moral e religiosa. A preocupação por interesses não coletivos faz com que muitos chegam a extremos esquecendo os preceitos da moral e da religião e também das leis eleitoral.
Para o autor o cidadão não mede esforço para conquistar o poder ou alcançar objetivos de seu interesse, independentemente dos meios utilizados.

O critério utilizado por alguns cidadãos na ultima eleição municipal para manter a manutenção do poder e estabilidade política, a qualquer peço não foi diferente levando o município a um prejuízo enorme e ferindo a democracia. É importante lembrar que segundo as teorias do pensador traições e mentiras fazem parte desta disciplina independida. No entanto todos são sabedores dos últimos acontecimentos aqui realizados. Que interesses particulares prevaleceram, prejudicando assim, o direito democrático de voto de cada cidadão e cidadã que aqui reside.

Portanto, caros munícipes não se iludam com grandes expectativas, pois os principados conquistados pela virtude como o pensador afirma, são mais duradouros e estáveis do que os conquistados pela fortuna.

Valdeci Gomes de Oliveira. Professor das redes municipal e estadual de Nova Olímpia.

quarta-feira, 25 de março de 2009

JURANDA POR AI


ALTA POTÊNCIA


Esse é um problema antigo e que está longe de acabar, enquanto não houver bom senso por parte da galera que curte um som pesado a qualquer hora do dia e da noite, não vai se chegar a denominador comum algum. Foram vários casos já noticiados por nós da imprensa local onde pessoas costumam ouvir som em casa com altura excessiva, perturbando o sossego alheio, muitas das vezes a Polícia é acionada, o camarada abaixa o volume só de H, e quando os “homi” vão embora o pancadão rola solto novamente.

Um desses curtidores da boa música em alto volume é o Maurício Ferreira da Silva, 31, que no último dia 12 mais uma vez estava curtindo uma “sonzeira” pesadíssima, altas mixagens mirabolantes, muito louco, só que a vizinhança já tava de cabelo em pé com a musicalidade do vizinho. Uma senhora de idade teve pernoitar fora de casa por causa da zoeira, e que mais uma vez resolveram chamar a Polícia que chegou numa velocidade, e já foi logo mandando baixar a caixa de “oropa” e coisa e tal, e tal e coisa. O Dj Mauricinho meio que manguaçado quando viu as autoridades da lei também nuuuma velocidade tratou de se refugiar no interior do seu “cafofo”, mas não teve jeito não, o CB Santana e o Sd PM Josué não quiseram conversa, grampearam o DJ e seu equipamento pesado de som, e foram parar na Delegacia para esclarecimentos.


O MIJÃO

Atentado violento ao pudor é um tipo de delito que meia dúzia de gente comete as vezes sabendo, e muitas vezes não, por exemplo mijar em local público tais como praças, ruas durante eventos como carnaval, shows etc, e aquela velha escapadinha que a galera costuma dar pros canaviais da vida também se inclui no tal delito. Sabendo ou não deste ato inflacionário é que o Sergio Domingos de Alencar, 26, resolveu dar uma aliviadinha na água do joelho como se diz na gíria, e pra isso nem se deu ao trabalho de procurar o velho “mictório” e decidiu jorrar ali mesmo em plena praça Benedito Miranda que eu nem imagino onde fica mas tudo bem. O fato é que quando o “bunito” tava lá se aliviando pra o seu azar a Polícia tava passando no pedaço, e aí já viu né?, por estar com a mangueira ao ar livre foi detido pela Polícia por atentado ao pudor. O problema maior dos policiais foi pegar nas mãos do indiciado para conduzir a Depol.


QUEM É O PAI DA CRIANÇA?

Foi com essa dúvida que a C.N.B, 29, procurou a Polícia para prestar uma queixa contra seu sogro, o Benedito Constantino da Silva, 56, que a visitou em sua residência no último 18, e entrou em atrito verbal com a mesma. Segundo ela, ele a ameaçou dizendo para a mesma que se não se afastasse do seu filho, ou seja: o ex dela e pai de seu filho, ela iria se arrepender, e pra completar ainda espalhou a corrupção na medina como se diz lá pra bandas dos Marrocos, dizendo aos quatro ventos que o filho dela não era seu neto, ou seja não era filho do seu filho. O causo agora está na Delegacia para as providências cabíveis. Se aqui ainda tivesse o forinho de pequenas causas o causo iria parar lá, mas infelizmente não tem mais o causo vai ficar por isso mesmo, e ponto final.


FURTO E PERSEGUIÇÃO

O Cláudio D.S. Rosa Lino, 35, estava em seu trampo sossegado, quando o seu papagaio toca e a voz do outro lado lhe dá uma notícia de que um meliante havia roubado seu computador em seu cafofo. Imediatamente e numa velocidade, ele se dirigiu ao barraco pra se inteirar dos fatos.
A Polícia foi acionada e deu uma geral nas ruas da cidade e acabou identificando o mala, trata-se de Paulo Alberto Sabino, 20, que com o apoio logístico da própria irmã já ia vazando na juquira pra fora da cidade. Informações davam conta que ele havia pego um buzu da Tut que imediatamente foi abordado e revistado pela Polícia e não o encontrou. Só que pra seu azar o motorista deu todo o “Bizú” para a Polícia que o havia visto entrando em uma van que seguia em direção à Tangará. A Polícia mais uma vez e num derrame de velocidade também interceptou a tal Van e prendeu o fujão, que agora vai descansar uns dias no xadrez.


AGREDIDA PELO EX

Esse negócio de ex é sempre complicado, dizem que ex é para sempre, mas tem uns ex e umas ex que ninguém merece, ou talvez mereça, vai saber os pecados que se cometem em vidas passadas heim?
Foi que se “assucedeu” com a M. R. V. A, 40, que não se sabe porquê, talvez por se tratar de uma mulher moderna, liberal, resolveu ir a um jantar em casa de amigos na companhia do seu ex, até ai tudo ia correndo nos conformes, jantaram, conversaram, se confraternizaram, foi uma maravilha. Acontece que na volta também não se sabe o porquê só os dois e os amigos do jantar que estavam no mesmo carro, o Valtenir Augusto Gonçalves, 35, começou a agredir fisicamente a vítima com socos dentro do carro em que estavam, causando-lhes alguns hematomas no rosto. A Polícia foi acionada, mas não consegui localizar o tal do Ex que sumiu na calada da noite, capou o gato. A pergunta que não cala é a seguinte: o que teria deixado o cabra arretado desse jeito pra cometer a agressão? Teria sido o cardápio do jantar? A sobremesa? O papo? A companhia? Quem souber que me conte.

Aluna de Nova Olímpia é ouro na Seletiva de Judô em Cuiabá

Na Seletiva Estadual de Judô, realizada nos dias 21 e 22 em Cuiabá, a atleta Jenny Quésia Rodrigues Alencar, de apenas 12 anos foi uma das destaques, vencendo na categoria 11/12 anos, obtendo a medalha de ouro. Na competição, participaram atletas de Campo Verde, Denise, Tangará, Nova Olímpia e Cuiabá.

Jenny Quésia tem 12 anos, e está há apenas um ano no projeto de Judô “Estrela de Nova Olímpia”. Neste período já competiu em Sinop, Denise, Tangará da Serra, e em Cuiabá, vencendo todos os campeonatos que disputou.
Ela é a menina de ouro do Projeto, bem como o orgulho da família que a incentiva na prática do esporte.

Resultado parcial da enquete sobre segurança pública.

O Blog pergunta aos internautas:
Nova Olímpia sofre com o alto índice de criminalidade. Na sua opinião, quem seria o responsável?
Das pessoas que votaram, 46% (12 votantes) atribuem a responsável seria a classe política.
Para 38% (10 votantes), a responsável é a própria sociedade e para somente 15%, seria a Polícia, a responsável pelo aumento no índice de criminalidade.

Classe Política (12 (46%))
A Polícia (4 (15%))
A Sociedade (10 (38%))
Não sabe 0 (0%)

Continue acessando e votando.

Comentários dos Internautas

Nos últimos dias recebemos vários comentários nas notícias inseridas no nosso blog. E para facilitar a leitura, estamos postando-os abaixo.

Comentário sobre a matéria do Juranda “Pra inglês ver”.
FALANDO EM ASSALTO PRECISAMOS FICAR DE OLHO NAS PESSOAS QUE TOMARAM POSSE NAS SECREATRIA, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO, NOS DEPARTAMENTOS "CIENCIAS E TECNOLOGIA" PARECE QUE AS MÃOS LEVES E DELICADAS PODEM ENTRAR EM AÇÃO.

Comentários sobre a matéria do Dia Nacional da Água
NÃO PODE SÓ CUIDAR DA PROTEÇÃO AMBIENTAL MAS TAMBÉM DA NOSSA SAÚDE COM ESSA ÁGUA PODE QUE VEM NAS NOSSAS TORNEIRAS, PIOR QUE A GENTE PAGA PARA TER ÁGUA TRATADA E ELA VEM SUJA.
-----------------
A água é necessária para tudo, mas tenho uma reclamação a fazer: "A ÁGUA QUE RECEBEMOS EM CASA NAS TORNEIRAS ESTÁ DE PÉSSIMA QUALIDADE, VEM AMARELA. SE A GENTE LAVA ROUPA, EM VEZ DA ROUPA SAIR LIMPA FICA MAIS SUJA DO QUE ESTAVA. AGORA QUE TRATAMENTO DE AGUA PORCO É ESSE? É UM DESREIPEITO COM O POVO QUE PAGA SUAS TAXAS TODOS OS MESES". TA NA HORA DE MELHORAR.
---------------------
Comentário sobre os comentários acima

Desculpe, mas ultimamente vejo só a população só reclamando e nada de ajudar a economizar a água... Quantas e quantas vezes vejo certas pessoas lavando a rua com a água que deveria estar usando para beber!!!
E quanto a água amarela é por causa da Administração anterior que nunca se preocupou em trocar os filtros que faz a pureza da água..então não vem falando o que você não sabe, pois você já vem bebendo dessa água há muitos anos, e tenho certeza que eles nunca se preocuparam com você!!! E não estou aqui para defender ninguém. Pode ser quem for, se estiver errado falo mesmo....

Comentários sobre as matérias (in) Segurança Pública
Muito boa a reportagem!!! A Segurança é reflexo de políticos que a própria sociedade elege...Todos devemos fazer a nossa parte como cidadão.

Sabe daquele ditado " SOU CEGO, MUDO E SURDO" é assim que a sociedade age, mas ela só vai sentir quando a tragédia bater a sua porta. Enquanto o problema é do outro, o elemento não vê, não fala e não ouve, principalmente se pode colocar em risco a pessoa, porque infalivelmente tais pessoas são egoístas.

SIM MEU QUERIDO,HIPOCRISIA ESTÁ SOLTA NESTA CIDADE, E NO MUNDO. NÃO SE PODE ACREDITAR EM NINGUEM, BASTA VC TER UM PROBLEMA E VAI VERIFICAR QUANTOS AMIGOS REVELAR-SE-ÃO QUÃO HIPÓCRITAS ELES SÃO. COM RESPEITO AOS POLÍTICOS, ESTES JÁ SÃO HIPÓCRITAS POR NATUREZA.

Comentário sobre os comentários acima

Olá meu amigo, até concordo que alguns políticos são hipócritas mas neste caso acho que parece mais uma briga política sua e desses que você os acusa no blog. Mais como diz o velho ditado quem não tem pecado que atire a primeira pedra.

Nota da Redação

Agradecemos a todos que postaram seus comentários. Dessa forma, estamos exercendo nossos direitos de cidadão, discutindo os problemas da cidade, bem como cobrando soluções.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Sociedade se organiza pela promoção da Paz

O crescente aumento nos casos de violência em Nova Olímpia que culmina com a insegurança geral, tem feito com que a sociedade venha se mobilizando para discutir e buscar alternativas com o objetivo de promover a cultura da paz, através do Movimento Popular de Promoção da Paz.

Entre as ações propostas pelo Movimento Popular de Promoção da Paz, foi realizada no último dia 18 uma carreata e caminhada pelas principais ruas e avenidas da cidade e manifestação no Centro de Eventos, contando com participação da comunidade em geral.
Na oportunidade, houve a fala de autoridades como prefeito, vereadores, representantes das Igrejas Católica e Evangélicas e comandante da Polícia Militar, e foi encenada uma peça teatral.
Além desse evento, o Movimento realizará no próximo dia 06 de abril, às 19h00, no Salão da igreja Matriz, o Fórum sobre Segurança Pública, devendo contar com presença de autoridades locais, regionais e estaduais, onde irão discutir com a comunidade Novaolimpiense meios de se coibir a onda de violência no município.
RESULTADOS
A primeira ação do Movimento foi a realização de uma audiência com o secretário de Segurança Pública e com o comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso. A audiência foi intermediada pelo prefeito municipal e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal e representantes do Rotary, Maçonaria, Igreja Católica, Associação Comercial e Associações Comunitárias, e algumas vítimas de roubos e assaltos.
Em resposta, já aconteceram duas blitz no perímetro urbano e cumprimento mandados de prisão.

INTERESSE
Entretanto, o que se pode observar no primeiro manifesto do Movimento, foi a pequena participação da sociedade. Se não fosse as escolas liberarem os alunos, o Centro de Evento ficaria praticamente deserto.

A sociedade tem seus problemas, mas age como se não fossem. Enquanto o ladrão rouba a casa do vizinho, e não a sua, o problema não é seu. É só fechar os olhos e fingir que está tudo bem.
A cultura da paz não deve ser apenas um discurso. Não deve ser lembrada somente por que existe uma Campanha, como a CF/2009 que discute o tema neste ano.
Fechar os olhos e reclamar como se outros devessem fazer a nossa parte é muito cômodo.
O problema existe, e não importa o credo, a cor, o partido, ele é nosso, e cada um deve fazer a sua parte.
Ou vai se esperar roubar a sua casa para você sentir as dores.
É hora de agir.

Dia Nacional da Água é comemorado com a realização do 7º Manifesto das Águas

Com finalidade de levar a sociedade a reflexão e conscientização quanto o uso racional dos recursos hídricos, a Associação do Município de Nova Olímpia de Proteção Ambiental realizou pelo sétimo ano consecutivo o Manifesto das Águas com uma caminhada saindo na praça de Eventos, seguindo pelas avenidas Carlos Gomes Bezerra e Mato Grosso com destino ao Salão Paroquial da Igreja Matriz.
O evento foi coordenado por Valdeci dos Anjos Gonçalves, (Braddock), chefe do Departamento de Meio Ambiente e contou com a participação da população, clubes de serviços e alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. O manifesto acontece todos os anos em comemoração ao Dia Nacional da Água (22 de março).

quarta-feira, 18 de março de 2009

(IN) SEGURANÇA PÚBLICA


JURANDA POR AI

Para Inglês ver

Por Jurandy Santana

É isso aí amigos do Liberal, o bicho pegou, mas não como deveria, digamos que o resultado foi satisfatório aos olhos da sociedade, as “ortoridades” tiraram o pé do chão, é claro depois de me “excomungarem” acabaram acatando minha idéia, porém acredito eu que essa ação da Polícia deva ser contínua e incertas, mas para que isso aconteça as tais “ortoridades” devem ficar com um olho no gato e outro na sardinha em relação às “ortoridades” estaduais responsáveis pela Segurança Pública do Estado.


Na ação desencadeada aqui em Nova Olímpia, apenas alguns “corrós” foram presos e que já devem estar livres leves e soltos por aí fazendo suas costumeiras correrias. Para que a ação da Polícia tenha efeito, não depende apenas dela e sim das “Ortoridades” eleitas pelo povo e que tinham que servir de exemplo, o que infelizmente não o é. Um exemplo claro disso é a jogatina que impera solta nos quatro cantos da city e que algumas dessas “ortoridades” são praticantes assíduas em plena luz do dia, inclusive fazendo o uso de veículos oficiais que ficam estacionados à porta dos estabelecimentos onde ocorrem os tais jogos. Essas mesmas “ortoridades” agiam como advogado do Diabo, brigando com policiais e escrivães para que muitos dos vagabundos que atuam na cidade hoje fossem soltos pelos mesmos.

Segundo o capítulo VII do Código Penal Brasileiro através do Decreto-Lei 4866 de 23.10. 1942 e o Decreto-Lei 9.215 de 1946, é considerado contravenção penal, estabelecer ou explorar jogo de azar em lugar público ou acessível ao público, mediante o pagamento de entrada ou sem ele.
E o que seriam os tais jogos de azar descrito pelo Código Penal Brasileiro?


O inciso 3º do artigo 50 das Contravenções Penais diz o seguinte: “São considerados jogos de azar:
- O jogo em que o ganho e a perda dependem exclusiva ou principalmente da sorte e diz ainda que está sujeito ás penalidades da Lei, as casas particulares em que se realizam os tais jogos de azar, quando deles habitualmente participam pessoas que não sejam da família de quem a ocupa;
- O hotel ou casa de habitação coletiva, a cujo hóspedes e moradores proporcionam o jogo de azar;
- A sede ou dependência de sociedade ou associação, em que se realize jogo de azar;
- O estabelecimento destinado à exploração de jogo de azar, ainda que se dissimule esse destino”.

A penalidade para os envolvidos é apenas uma prisãosinha simples de seis meses a dois anos de cadeia e mais uma multa.

Por isso meus caros amigos, antes de se combater todas essas mazelas da sociedade em que vivemos é preciso combate um elemento muito importante nisso tudo: a hipocrisia.
E é como se diz lá no norteste: “antes de falar dos outros, macaco olha o teu rabo. “Ser marreta é muito fácil, difícil é ser a bigorna”.

Mas afinal, o que significa o título deste artigo? Segundo historiadores baianos de Ipirá-Bahia, a expressão vem da época do Brasil império quando em 1824, durante o período de reconhecimento da nossa independência, as “maracutaias” as propinas e os apadrinhamentos corriam a solta na corte do rei, afinal de quem vocês acham que herdamos o que somos hoje, hei!?

Pois bem, naqueles dias, os ingleses deram ao Brasil um prazo um prazo de sete anos para abolir o tráfico negreiro. Acontece que em 1831, quando o prazo ia acabar, um mala chamado Padre Antonio Feijó, então Ministro da Justiça, elaborou uma lei “tão mordida do porco de confusa”, sobre o julgamento e penalidades para os tais traficantes de escravos que a sua aplicação era literalmente inviável e impossível de ser aplicada, claro que era para beneficiar seus ‘cupichas” que é claro deviam molhar a mão do ministro Feijó. Quanto aos ingleses não entendiam “patavinas” da Lei. Nasceu daí a tal expressão, que em outras palavras que dizer que tal ato é apenas “aparências nada mais”.

Jurandy Santana é militante na Imprensa Local

terça-feira, 17 de março de 2009

(IN) SEGURANÇA PÚBLICA

COMENTÁRIO DE GILMAR GONÇALVES

Ouvimos inumeras vezes, a frase "A Sociedade prepara o crime e o criminoso comete" que nem faço questão de saber a autoria da aludida frase, mas que oportunamente sintetiza os momentos de inversão de valores aos quais estamos nos acostumando, com se isso fosse praxe e intrinseco ao nosso cotidiano.

Podemos perfeitamente estabelecer uma linha tênue entre o pensamento expedido e relacioná-lo com as condutas do mundo do crime que gera toda essa insegurança pública, donde podemos concluir numa análise menos profunda que essas condutas desviantes é fruto da resignação da propria sociedade.

A questão em tela passa primordialmente por uma abordagem as raízes sociológicas em especial no distanciamento e cada vez mais a divisão em grupos menores de inter-relacionamento.

O ser humano desde o berço da civilização vem procurando se comportar dentro das necessidades para o agrupamento em comunidades, como ser racional e social que é, respeitando sempre as regras de conduta adotadas nos meios de civilização. Essas regras sempre funcionaram como um elo de ligação em relação as condutas permissivas e as de fato praticadas, buscando sempre a paz no convívio social. Ao analisarmos essas premissas, podemos uniformizar o entendimentode que como seres socais concorremos para as práticas de tais desvios, sempre pautados pela lógica máxima da melhor convivência dentro das sociedades.

Essas condutas desviantes tornam-se reais pelo simples fato de tais condutas serem vedadas pelo nosso ordenamento jurídico que acaba por convalidar a existência desses delitos.

Então se lograrmos pensamento exitoso nessa linha de racicíonio chegamos rapidamente as ilações de que realmente a "sociedade prepara o crime e o indivíduo apenas comete" por agirmos com condutas omissivas, que aduzidas com egoismo, indiferença e falta de solidariedade, de forma que os agentes causadores dessa insegurança são vítimas em potenciais da nossa omissão.

Por fim vale dizer que o ser humano quase como regra agem diante dos problemas sob a ótica individual e separatista, tomando para si as dores somente quando somos destinatários diretos dessa inversão degradadora da condição humana, que avilta e humilha em nossos sentimentos, mas que somente somos despertados quando a cozinha arrombada é a nossa.

Enquanto isso permanecemos inerte, vendo pelas cortinas as sequelas causadas aos nossos pares, mandando outros igualmente humanos para o sub-mundo do crime e da exclusão social e huamana.

Abraços

Gilmar Goncalves

segunda-feira, 16 de março de 2009

(IN) SEGURANÇA PÚBLICA

Operação da Polícia resulta em 14 detenções

Em uma operação de combate ao tráfico de drogas e à pirataria desencadeada pelo Grupo de Operações Especiais-GOE da Polícia Civil de Mato Grosso realizada na manhã de sábado, 14, foram detidos 14 pessoas suspeitas de tráfico de drogas e pirataria em Nova Olímpia Também foram apreendidos R$ 450,00 em dinheiro e pequenas porções de droga.

Na ação, Policiais Civis e Militares cumpriram cinco mandados de busca e apreensão na cidade. Três pessoas foram autuadas por tráfico e uma por receptação de CDs e DVDs piratas. A operação do GOE já é uma resposta aos reclames da sociedade civil organizada e autoridades públicas que estiveram recentemente em audiência na Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Na oportunidade, prefeito, presidente da Câmara Municipal, e representantes do Rotary, Maçonaria, Igreja Católica, Associação Comercial e Associações Comunitárias, além de algumas vítimas de roubos e assaltos, foram recebido pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado e pelo comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Campos Filho, a quem foi pedir providências para coibir a ação dos bandidos na cidade.

sábado, 7 de março de 2009

Feliz Dia Internacional da Mulher!Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar

Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família

Mulher

Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço

Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...
Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas,
admiradas todos os dias...
Para você,
Mulher tão especial...
Feliz Dia Internacional da Mulher!
(Autor Desconhecido)

Dia Internacional da Mulher

História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História
· 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
· 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
· 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
· 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
· 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
· 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
· 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
· 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
· 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
· 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
· 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres



quinta-feira, 5 de março de 2009

TRE-MT divulga balanço atualizado sobre cassações

A Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso divulgou, nesta quinta-feira (05), um balanço atualizado referente ao andamento dos processos de perda de mandato de 11 prefeitos eleitos em 2008. Seja sob efeito de liminar ou reforma de sentença de primeiro grau, apenas quatro prefeitos continuam no comando das prefeituras.

Entre os prefeitos que puderam ser empossados depois de terem seus recursos providos pelo TRE estão Ronan Figueiredo Rocha, prefeito de Poxoreo, e Vilmar Giachini, candidato majoritário eleito no município de Cláudia. Já os prefeitos de Sinop, Juarez Alves, e de Ribeirão Cascalheira, Francisco de Assis dos Santos, se mantêm no cargo sob efeito de liminar em Cautelar, que suspende a cassação até o julgamento do recurso pelo Tribunal.


Nas cidades de General Carneiro, Cáceres e Novo Horizonte do Norte os candidatos majoritários eleitos em 2008 foram cassados, assumindo o segundo colocado de cada município. A situação já é diferente em Nova Olímpia, Paranatinga, Araguainha e Santo Antônio do Leverger. Nessas quatro cidades, quem assumiu a cadeira da prefeitura foram os respectivos presidentes das Câmaras de Vereadores. (Assessoria TRE-MT)

Juranda por ai e por aqui

A partir de hoje, o nosso blog passa a contar com as matérias policiais do repórter Jurandy Santana.
Todas as semanas, a Ronda Policial que é publicada no Jornal O Liberal de Nova Olímpia, ganhará espaços aqui, com toda a irreverência do linguajar ‘baionês’.
Boa Leitura.

ASSALTO
Sinceramente já ando de saco cheio de tanto escrever sobre assaltos aqui na city. Nem bem fecho uma matéria, e pimba! Já acontece outro, e o que é pior, tudo a luz do dia, ou pela manhã quando as vítimas ainda estão na cama.
Foi o que aconteceu com o empresário Luiz Roberto, a empresária Renati Deijane assaltada duas vezes num espaço de uma semana, uma em casa e outra na loja, e agora por último o empresário do ramo de terraplanagem Edeir Aparecido Delgado, 45, que no último dia 03, foi acordado por meliantes armados que adentraram em sua residência pela porta dos fundos e anunciaram o assalto. Após isso, as vítimas num total de quatro foram todos amarrados e trancadas em cômodos da casa que foi literalmente saqueada. Dos meliantes, suspeita-se que eram cerca de quatro, apenas um estava com um capuz cobrindo o rosto.
Após o fato e a saída dos elementos da residência, uma das vítimas conseguiu se soltar e acionar a Polícia que realizou rondas pelas imediações, porém, não logrando êxito na captura dos assaltantes.

Para a Polícia, as vitimas relataram que foram levados no assalto cerca de 50 mil reais em jóias e bijuterias, 600 reais em dinheiro, talão de cheque do Sicredi em nome de Richard Aparecido Delgado, 03 chaves de veículos, dentre outros objetos celulares e etc.
ASSALTO I
O outro assalto aconteceu por volta das 16h00 do último dia 27 e teve como vítima mais uma vez a empresária Renati Luciane Deijane, que nem bem havia se refeito do susto do último assalto que sofrera em sua residência uma semana antes. Desta feita, os malas a abordaram em sua empresa que fica no centro da cidade, de onde levaram vários objetos dentre os quais vários relógios. Após efetuarem o assalto, os dois elementos evadiram-se do local se dirigindo em direção ao Centro de Eventos.
A Polícia foi acionada e rapidamente localizou os mesmo escondidos no forro dos camarotes do palco do referido Centro. Ambos foram detidos com a ajuda do velho comandante Bradock que já havia isolado a área para a atuação dos policiais. Os meliantes presos foram identificados como Renan Rodolfo Pereira, 20 anos, natural de Rosário Oeste-MT, e o menor J. B. S de 16 anos oriundo de Arenápolis-MT. Ambos foram detidos, e se encontram à disposição da Justiça que com certeza até o fim desta matéria já os terá colocado as crianças em liberdade para continuarem o seu árduo e belo trabalho.
ASSALTO II
Já com o José Carlos Pereira Santos não foi diferente. Ele recebeu gentilmente em seu estabelecimento comercial, lá na Wilson de Almeida alguns clientes que chegaram procurando por cigarros. A vitima é claro, pensou que se tratava apenas de mais uma compra corriqueira pegou uma carteira do tal cigarro e ao se dirigir ao tal cliente se deparou com uma espingarda de cano serrado no mais alto estilo do “Arnoldo e Swasnegas” no Exterminador do Futuro, anunciando o assalto, e o pior de tudo isso, quem estava de posse do tal artefato? Nem o mais sábio dos videntes adivinharia essa, tratava-se do tal do Osmar Garces Cardoso Soares, 18, aquele mesmo que junto com mais alguns, efetuaram uma onda de furtos pela cidade no mês passado dentre eles a Prefeitura Municipal onde arrombaram o cofre, a Loja Martinello, dentre outros.
Desse assalto, ele levou da quitanda do Zé: 12 garrafas de cervejas long neck, 05 garrafas de vodka, 03 pacotes de cigarros, 10 pacotes de salgadinhos, R$ 20,00 em dinheiro, e como é de praxe nos assaltos que realiza, o velho Osmarzão de guerra ameaça as vítimas para não acionarem a Polícia sob pena de retaliação por parte dele e de seus cabras. A Polícia acionada, agiu com rapidez e conseguiu deter o Osmar e outro mala ainda nas proximidades com alguns produtos do assalto. Ambos confessaram o assalto onde disseram para a Polícia que a arma havia sido alugada de um tal de Eliandro Correia, vulgo “Cobra d’água” que não foi encontrado juntamente com a tal “garrucha”.
O pai do cobra entregou para a polícia uma bolsa com munições, e disse que a arma foi alugada por 15 reais pelos meninos do assalto, e que simplesmente desapareceu no oco do mundo.
ASSALTO III
A questão dos assaltos aqui de Nova York tal igual coceira de macaco: “num acaba nunca”. Desta feita, a vítima foi empresário José de Souza Ferraz, que no último dia 23, estava em seu comércio por volta das 01h10, quando foi abordado por um elemento de porte físico baixo moreno e com uma tatuagem no braço e que he apontando um revólver calibre 38 anunciou o assalto.
Diante da situação e reagindo instintivamente, a vítima tentou tomar a arma do meliante entrando em luta corporal, porém sem obter êxito, a vítima evadiu se do local correndo para os fundos do seu estabelecimento onde se escondeu em um cômodo. Alguns minutos depois, o Zé Ferraz pulou para o quintal do vizinho e acionou a Polícia que mais uma vez numa atuação impecável do cabo-PM Santana e do soldado R. Tiago conseguiram prender o acusado Charles Moreira Brandão, 22, natural daqui de Nova Olímpia, e ainda de posse da arma do crime. O acusado foi encaminhado para Depol para averiguações, e posteriormente encaminhado à cadeia da Barra onde engrossará as estatísticas de 60% dos presos daquela instituição pertencem a velha e boa Nova Olímpia.
ASSALTO IV
E dê-lhe assalto na galera, e pra finalizar mais “unzinho só”. Este aconteceu no último dia 03, e teve como vítima mais um empresário da cidade, o Max Henrique Oliveira de Almeida, 22 anos, que se encontrava em seu estabelecimento comercial, uma Lan House na avenida Olacyr de Moraes, por volta das 23h40, quando chegaram dois elementos em uma moto pop, e adentram em seu estabelecimento, pediram uma hora de internet, e logo em seguida um deles saiu e já voltou armado com dois revólveres e anunciaram o assalto. Como é de praxe, a vítima foi amarrada no banheiro, e os malas acabaram fugindo levando uma moto Biz 2008 cinza, placa NJC 5865 de Nova Olímpia em nome da vítima, bem como os documentos do mesmo, e uma certa quantia em dinheiro que a vítima n soube precisar quanto. A guarnição da Policia Militar realizou várias rondas nas imediações, porém não logrou êxito na captura dos facínoras.

Deficiência humana e de equipamentos dificulta trabalho da Polícia


O número crescente de ocorrências policiais é uma preocupação para toda a sociedade, bem como para as autoridades de Nova Olímpia. Por mês, são registradas mais de 150 ocorrências de violências atendidas pelas Polícias Civil e Militar.


Os casos maiores são de crimes contra o patrimônio (furto e roubo), trânsito, atentado ao pudor, danos, embriagues, entorpecentes, porte ilegal de arma, receptação, tentativa de suicídio e homicídio, vias de fato/agressão, violência doméstica entre outras ocorrências.

Além do alto número de casos de violências, dados levantados na Cadeia Pública de Barra do Bugres, onde são recebidos os acusados de crime de toda a comarca que engloba além de Barra, os municípios de Porto Estrela, Denise e Nova Olímpia, 60% dos presos são oriundos de Nova Olímpia.


Em entrevista recente a Rádio Cultura no Programa Sala do Povo, o comandante da Polícia Militar, primeiro tenente-PM, Franklin Epiphanio, comentou que tanto a Polícia Militar quanto a Civil tem trabalhado visando a redução dos números de casos, que para as autoridades policiais está acima do aceitável pelas estatísticas, entretanto, ao número pequeno no efetivo policial (10 aos todo) e de equipamentos, como contar com apenas uma viatura para atendimento de todo o município, têm dificultado uma resposta rápida à sociedade.

terça-feira, 3 de março de 2009

(IN) SEGURANÇA PÚBLICA

Primeiros meses de 2009 apresentam mais de 150 ocorrências policiais

Ocorrências de trânsito e de crimes
contra o patrimônio lideram dados da PM

Os dois primeiros meses deste ano de 2009 apresentaram um número significativo de ocorrências de violências no setor policial de Nova Olímpia. Dados levantados pela Polícia Militar, sob o comando do primeiro tenente-PM, Franklin Epiphanio Gomes de Almeida, apontam 152 ocorrências, sendo a maioria de furtos e trânsito.


Com relação aos crimes contra o patrimônio, foram 21 furtos em janeiro e 08 em fevereiro, totalizando 29 registros. Desses números, seis foram a estabelecimentos comerciais, um de veículos, um a estabelecimento público, um a propriedade rural e 20 a residências. Além desses, aconteceram 8 tentativas de furtos. Na mesma linha de crimes contra o patrimônio, foram cinco ocorrências envolvendo roubos a residências, estabelecimentos comerciais e a veículo, e quatro arrombamentos, sendo três a estabelecimentos comerciais e um a instituição financeira.



Já as ocorrências de trânsito que englobam abalroamento, colisão, capotamento, direção perigosa, choque mecânico, embriagues ao volante, entre outras tipificações, foram 29 registros.


Além desses dois tipos de ocorrências, a Polícia Militar atendeu casos de abandono de menor incapaz (1), ameaça (4), atentado ao pudor (1), condução de menor (10), danos (3), danos ao patrimônio público (2), embriagues (9), entorpecentes (1), extravio de documentos (1), incêndio em residência (2), pessoa desaparecida (1), porte ilegal de arma branca e de fogo (2), receptação (1), reclamações diversas (2), suspeito detido para averiguações (4), tentativa de suicídio (2), tentativa de homicídio (2), vias de fato/agressão (9), veículos recuperados (2), e violência doméstica (9).




(Da Redação – Nélson Alves).

Campanha da Fraternidade leva a sociedade refletir sobre a segurança pública

A Campanha da Fraternidade 2009 (CF), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), teve sua abertura no dia 25 de fevereiro, e neste ano, a Campanha da Fraternidade apresenta como tema “Fraternidade e segurança pública” e como lema: “A paz é fruto da Justiça (Is 32, 17)”. A CNBB pretende, com esta Campanha, debater a segurança pública, com a finalidade de colaborar na criação de condições para que o Evangelho seja mais bem vivido em nossa sociedade por meio da promoção de uma cultura da paz, fundamentada na justiça social.

Conforme o texto base publicado pela CNBB, com a Campanha a Igreja do Brasil quer "suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos".

Segundo a CNBB, a Campanha da Fraternidade deste ano "mostra a preocupação da Igreja no Brasil em criar condições para que o Evangelho seja mais bem vivido em uma sociedade que, a cada dia, se torna mais violenta e insegura para as pessoas e procura contribuir para que este processo seja revertido através da força transformadora do Reino de Deus".
"A paz buscada é a paz positiva, orientada por valores humanos como a solidariedade, a fraternidade, o respeito ao "outro" e a mediação pacífica dos conflitos, e não a paz negativa, orientada pelo uso da força das armas, a intolerância com os "diferentes", e tendo como foco os bens materiais", conclui o texto.
Celebrar a Quaresma implica, também, assumir juntos, num autêntico mutirão, como povo de Deus, a busca da paz e da concórdia, autênticos dons de Deus, mas frutos, também, de nossa co-responsabilidade. A dimensão comunitária da Quaresma é, no Brasil, vivenciada e assumida pela Campanha da Fraternidade. Focalizando a cada ano uma situação específica da realidade social, a Campanha da Fraternidade ajuda a viver concretamente a experiência da Páscoa de Jesus na vida do povo. Ela mantém e fortalece o espírito quaresmal.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Começa neste dia 2 prazo para declaração do Imposto de Renda

Começa hoje, neste dia 2, o prazo para os contribuintes acertarem as contas com o Leão. Até 30 de abril, as pessoas físicas terão de entregar à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2009, ano-base 2008.

De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a principal novidade em 2009 é o fim da exigência para o contribuinte informar o número do recibo da declaração do ano anterior. Ele, no entanto, recomenda que os dados do recibo sejam incluídos para evitar fraudes.


"Mesmo com o fim dessa obrigação, a Receita recomenda que o declarante informe o número do recibo para evitar que terceiros de má-fé tentem fazer a declaração em seu nome", afirmou o supervisor do Imposto de Renda.


Neste ano, os contribuintes que deixam para enviar a declaração no último instante ganharam mais quatro horas para entregar as informações à Receita. Em vez das 20h de 30 de abril, como ocorreu nos últimos anos, a Receita receberá as informações até a meia-noite, horário de Brasília.Segundo Adir, o órgão espera receber 25 milhões de declarações neste ano. Isso representa 800 mil documentos a mais que o recebido em 2008.


SOBRE A DECLARAÇÃO DO SEU IR
Os programas para o preenchimento e a transmissão dos dados estarão disponíveis na página da Receita na internet a partir das 8h de segunda-feira. O endereço é http://www.receita.fazenda.gov.br/.


Além da internet, o contribuinte pode entregar a declaração em disquete nas agências do Banco do Brasil e, em formulário de papel, nas agências dos Correios.


Está obrigado a declarar Imposto de Renda, as pessoas físicas que receberam em 2008 acima de R$ 16.473,72 em rendimentos tributáveis (que pagam impostos). Quem teve rendimentos não-tributáveis ou isentos de impostos acima de R$ 40 mil no ano passado também terá de acertar as contas com a Receita.


O envio da declaração é obrigatório ainda para sócios de empresas, pessoas físicas com patrimônio superior a R$ 80 mil (pelo valor de compra) em 31 de dezembro e para quem exerceu atividade rural e recebeu acima de R$ 82,5 mil em 2008.


Com base nos dados da Receita nos últimos anos, Adir diz que cerca de metade das declarações não têm imposto a pagar nem restituição a receber. Em relação aos contribuintes restantes, ele afirma 70% são ressarcidos e 30% têm de pagar o imposto.


Por causa do Estatuto do Idoso, os contribuintes com mais de 60 anos têm prioridade no pagamento da restituição. Os reembolsos seguintes são liberados conforme a ordem de entrega das declarações. Dessa forma, o ressarcimento sai primeiro para quem declarou mais cedo.


Os contribuintes com dúvidas ou problemas no programa de preenchimento das declarações devem entrar no site da Receita ou ligar para o número 146. (Agência Brasil)

Portabilidade Numérica já está disponível em todo Brasil


A partir de hoje, 2, todos os usuários de telefonia fixa e móvel do País poderão trocar de operadora sem mudar o número do telefone. A última fase de implantação da portabilidade numérica vai atingir 37,8 milhões de usuários de 362 municípios dos DDDs 53 (RS), 64 (GO), 66 (MT), 91(PA) e 11 (SP).


Com isso, todos os 193 milhões de usuários de todo o país terão acesso à portabilidade.

De acordo com a ABR Telecom, entidade que administra a portabilidade numérica no Brasil, desde quando o serviço começou a vigorar, 491,8 mil usuários de telefonia fixa e móvel pediram a troca de operadora com manutenção do número de telefone. Desses, 326,8 mil usuários tiveram seus números de telefones transferidos para novas operadoras escolhidas.

Entre as regiões que passam a ter acesso à portabilidade nesta segunda-feira, o DDD 11 que serve à capital de São Paulo e a mais 63 cidades do estado é o que concentra a maior quantidade de usuários do país com 15,9% (30,8 milhões) dos assinantes dos serviços móveis e fixos. No DDD 91, Belém (PA) e 80 municípios têm 3,3 milhões de usuários, representando 1,7% do total do país.

No Rio Grande do Sul, a portabilidade será implantada no DDD 53, que atende a 25 municípios gaúchos e 1,1 milhão de usuários. No DDD 64, de Goiás, 102 cidades terão acesso à portabilidade, beneficiando 1,3 milhão de usuários. Nos 90 municípios mato-grossenses atendidos pelo DDD 66, 1,2 milhão de assinantes passarão a contar com o benefício.

Procedimento

Para trocar de prestadora e manter o número, o consumidor deve se dirigir à operadora para a qual ele quer migrar e explicar que gostaria de fazer uma nova habilitação mantendo o número atual. A operadora antiga terá, no máximo, um dia útil para conferir os dados do usuário e o processo de portabilidade deve ser concluído até cinco dias depois da solicitação do consumidor.Na telefonia fixa, a portabilidade só poderá ser feita dentro da mesma área local – município ou conjunto de municípios. Para os celulares, a manutenção do número será possível dentro da mesma área de registro – que corresponde ao DDD.

O pedido de portabilidade poderá ser recusado se os dados fornecidos estiverem incorretos ou incompletos, se o número for inexistente ou se já tiver sido solicitado outro pedido de portabilidade. (Agência Brasil)