segunda-feira, 23 de março de 2009

Sociedade se organiza pela promoção da Paz

O crescente aumento nos casos de violência em Nova Olímpia que culmina com a insegurança geral, tem feito com que a sociedade venha se mobilizando para discutir e buscar alternativas com o objetivo de promover a cultura da paz, através do Movimento Popular de Promoção da Paz.

Entre as ações propostas pelo Movimento Popular de Promoção da Paz, foi realizada no último dia 18 uma carreata e caminhada pelas principais ruas e avenidas da cidade e manifestação no Centro de Eventos, contando com participação da comunidade em geral.
Na oportunidade, houve a fala de autoridades como prefeito, vereadores, representantes das Igrejas Católica e Evangélicas e comandante da Polícia Militar, e foi encenada uma peça teatral.
Além desse evento, o Movimento realizará no próximo dia 06 de abril, às 19h00, no Salão da igreja Matriz, o Fórum sobre Segurança Pública, devendo contar com presença de autoridades locais, regionais e estaduais, onde irão discutir com a comunidade Novaolimpiense meios de se coibir a onda de violência no município.
RESULTADOS
A primeira ação do Movimento foi a realização de uma audiência com o secretário de Segurança Pública e com o comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso. A audiência foi intermediada pelo prefeito municipal e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal e representantes do Rotary, Maçonaria, Igreja Católica, Associação Comercial e Associações Comunitárias, e algumas vítimas de roubos e assaltos.
Em resposta, já aconteceram duas blitz no perímetro urbano e cumprimento mandados de prisão.

INTERESSE
Entretanto, o que se pode observar no primeiro manifesto do Movimento, foi a pequena participação da sociedade. Se não fosse as escolas liberarem os alunos, o Centro de Evento ficaria praticamente deserto.

A sociedade tem seus problemas, mas age como se não fossem. Enquanto o ladrão rouba a casa do vizinho, e não a sua, o problema não é seu. É só fechar os olhos e fingir que está tudo bem.
A cultura da paz não deve ser apenas um discurso. Não deve ser lembrada somente por que existe uma Campanha, como a CF/2009 que discute o tema neste ano.
Fechar os olhos e reclamar como se outros devessem fazer a nossa parte é muito cômodo.
O problema existe, e não importa o credo, a cor, o partido, ele é nosso, e cada um deve fazer a sua parte.
Ou vai se esperar roubar a sua casa para você sentir as dores.
É hora de agir.

Um comentário:

  1. Precisamos de maior policiamento nesta cidade. O que estão fazendo esses vereadores que foram eleitos para representar o povo, precisamos de um delegado para essa cidade, trabalhem para isso, faça um abaixo assinado com a população e leve a Cuiaba. Mas cade a competencia desses vereadores só sabem fazer indicações idiotas e dar titulos para pessoas que muitas x nem fez ou faz nada pela cidade. São um bando de puxa sacos inuteis.

    ResponderExcluir